Quero vender o meu Terreno, e agora?
Quero vender o meu Terreno, e agora?
Tem de se ter conta que o terreno vale pelo que é, pela zona em que se encontra, e considerando a possibilidade de construção, de que tipo e em que moldes.
O terreno vale o que o mercado pagar por ele, pelo que pensar únicamente em valores em função do que poderá ser construído no local, é muitas vezes um caminho que leva à frustração. Quando os terrenos são promovidos no mercado, de forma comum são anunciados a valores demasiado elevados, o que dificulta, atrasa e muitas vezes inviabiliza a sua venda.
Pode considerar que a venda é realizada calculando a área por um valor que esteja de acordo com as áreas geográficas circundantes, e comparando terrenos com idênticas características. Existem terrenos que apenas uma parte será possível de ter construção, o que irá diferenciar o preço por metro quadrado, e isso deve ser contabilizado.
Se pretender uma transação simples, ou seja, uma Venda, obterá um montante em função dessa transação. Porém, e se não necessitar do dinheiro a curto prazo, pode equacionar uma Permuta: transação pela qual é negociado e transacionado o terreno por um valor da construção futura, o que, de forma mais simples, é o que vulgarmente se conhece como receber como “troca” imóveis, em função dos valores e condições acordados, que posteriormente serão escriturados em seu nome, e os poderá colocar no mercado de arrendamento, obtendo um rendimento mensal, ou, optar pela sua venda e realizar então montantes em capital. Cada caso é um caso, e cada situação é uma situação. Uma nota importante: este tipo de negócio, a Permuta, apenas tem razão de ser se realizado com um Promotor Imobiliário ou Empreiteiro, pois com particulares não faz qualquer sentido para nenhuma das partes, uma vez que o particular irá construir para sua habitação.
O que ter em conta antes de apresentar o Terreno para venda:
Fazer um pequeno estudo das possibilidades de construção, tendo em conta a zona geográfica. Deverá analisar a zona, que tipo de construção já existe, e obter informações sobre o que o mercado procura, e o que está a vender na área circundante.
Deverá analisar o histórico do Terreno, nomeadamente quem são todos os proprietários, já que é bastante comum existirem vários, principalmente em questões de heranças. É imperativo que todos os seus Proprietários estejam disponíveis, e assim queiram realizar a venda do mesmo, sendo que basta apenas um deles não querer vender que a venda não poderá ser realizada (ter em atenção os regimes de casamento, e obter consentimento e a concordância dos cônjuges).
Documentos e Etapas para colocar o Terreno para venda:
- Caderneta Predial atualizada, sendo emitida pelas Finanças AT (Autoridade Tributária). É o documento que identifica o terreno e os seus Proprietários;
- Levantamento topográfico. Tem de ser realizado por um Topografo, e consiste basicamente na representação dos pontos notáveis, dados geográficos e outros pormenores de relevo de um terreno.
- PIP (Pedido de Informação Prévia) emitido pela Câmara Municipal onde se insere a propriedade, e dentro da sua própria validade. É este documento que dará garantias aos compradores sobre o que de facto está autorizado a ser construído, nomeadamente informações sobre áreas de implantação, pisos a ser construídos acima, ou abaixo, da cota do solo, tipologias aceites, etc.
- Parecer prévio e técnico de um Gabinete de Arquitetura, pois são os profissionais mais indicados para apoiar com o PIP.
Durante o Processo de Venda:
Algo que o mercado tem dado pouca atenção é com o estado e aspeto do Terreno. Deverá manter-se sempre limpo e cuidado, pois será uma vantagem para que os potenciais compradores analisem melhor todas as suas características, e dessa forma facilitar a tomada de decisões.
Pode trabalhar com um Gabinete de Arquitetura (link clicável) e solicitar algum tipo de projeção de construção 3D, o que será de maior valor para quem procura, uma vez que o poder da visualização é já por demais conhecido como muito positivo.
Deverá dar autonomia à equipa e Agência Imobiliária (link clicável) que escolheu para apoiar neste processo, pois saberão que passos dar e que estratégias colocar em prática. Existem Agências Imobiliárias que estão ligadas a Gabinetes de Arquitetura, pois nestes casos é valiosa a informação que ambas as equipas agregam de forma a aumentar a informação sobre o Terreno, e dessa forma acrescentar valor na forma como os potenciais compradores analisam o seu Terreno.
Conclusões finais
É um caminho que exige preparação e planeamento (link clicável), mas que não poderá escolher um qualquer atalho se de verdade pretender vender o seu Terreno. Tal como já se apercebeu, que colocar uma “placa” com um número não dá muitas garantias, e menos resultados ainda. Será necessário investir algum tempo e recursos, mas valerá totalmente a pena e o esforço, e obterá a devida recompensa.
___
Tem alguma questão que não obteve resposta neste artigo?. Pode contactar-nos, aqui (link clicável para Contactos).
Publicado em 2021-10-25